Estudo alerta para o perigo de flexibilizar o uso de máscaras

Estudo alerta para o perigo de flexibilizar o uso de máscaras

Pesquisa da UFSC alerta que número de óbitos no estado catarinense ainda é alto

n

Um estudo do Núcleo de Estudos de Economia Catarinense, da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), aponta que, apesar do avanço da vacinação no Brasil, ainda não é o momento de relaxar o uso de máscaras.

nn

,77ª edição do boletim Covid-19 em SC

nn

O estudo traz uma análise dos casos de Covid-19 no estado na semana entre 6 e 12 de novembro. Foram levadas em consideração as médias semanais de casos registrados da doença e mortes por coronavírus. No período estudado, foram registrados 4.430 novos casos, com uma taxa semanal de crescimento de 0,40% no estado catarinense.

nn

Também foi registrada a média semanal móvel de 633 novos casos diários, com tendência de queda do indicador em relação aos 14 dias anteriores. Houve um registro de 79 mortes, o que, de acordo com a pesquisa, corrobora com o número de mortes considerado alto em Santa Catarina. Ainda que a média semanal móvel tenha caído para 11 óbitos por dia, o número é alto. De acordo com o Necat, ainda não há espaço para “nenhum relaxamento em relação às medidas de prevenção e de controle da doença”.

nn

A publicação do estudo da UFSC foi assinada pelo professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Administração, Lauro Mattei, coordenador-geral do Necat.

nn

Na contramão de estudos científicos, alguns municípios brasileiros já chegaram a tomar decisões rumo à flexibilização do uso de máscaras. Um exemplo é a Prefeitura do Rio de Janeiro, por exemplo, que publicou o Decreto municipal 49.769/2021 – que dispensa o uso de máscaras em ambientes fechados, como academias. A Defensoria Pública do Rio de Janeiro e o Ministério Público estadual, no entanto, solicitaram a revogação ou a suspensão dos efeitos do decreto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *