Covid-19: vacina para crianças possui um terço da dose para adultos

Covid-19: vacina para crianças possui um terço da dose para adultos

Entenda as diferenças entre os tipos de imunizantes

n

No dia 16 de dezembro, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a indicação da vacina Comirnaty para crianças de 5 a 11 anos. O imunizante é fabricado pela Pfizer-BioNTech e já foi aprovado em diversos países. Uma semana depois, a agência divulgou os documentos com os pareceres públicos da aprovação. A divulgação dos detalhes da avaliação de benefício-risco serviu como resposta à afirmação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, de que o governo federal só se manifestaria após a análise dos relatórios.

nn

A vacinação de crianças contra a Covid-19 tem sido motivo de atritos entre o governo federal e a Anvisa. O Ministério da Saúde chegou a abrir uma consulta pública sobre a incorporação da vacina da Pfizer para crianças no Plano Nacional de Imunização, que ficará disponível até o início de janeiro no site da Pasta.

nn

De acordo com a Anvisa, a eficácia foi comprovada por evidências científicas após estudos de fase I, II e III. Os especialistas da entidade concluíram que a vacina, ao ser administrada com duas doses em crianças de 5 a 11 anos de idade, é “segura e eficaz na prevenção da Covid-19 sintomática, na prevenção das doenças graves, potencialmente fatais ou condições que podem ser causadas pelo SARS-CoV-2″.

n

Vacina infantil será facilmente identificada pelo frasco laranja

n

Por se tratar de um imunizante infantil, a agência também ouviu entidades médicas específicas, como a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), o Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o Instituto de Pesquisa do Hospital Albert Einstein, a Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

nn

O imunizante para crianças apresenta algumas especificidades. O princípio ativo é idêntico, mas as dosagens e os frascos são distintos. A dose infantil consiste em um terço da formulação já aplicada no Brasil: 0,2 mL, o equivalente a 10 microgramas. O intervalo deve ser de pelo menos 21 dias entre as doses. A tampa do frasco na cor laranja deve facilitar a identificação pelas equipes de saúde e pelos pais, mães e cuidadores que acompanharão os pequenos nos postos.

nn

Pelo menos 10 países do mundo já começaram a aplicar vacina contra a Covid-19 em crianças, como Chile, Argentina, Israel, Portugal e França. Nos Estados Unidos, a imunização infantil começou em novembro. Embora não seja obrigatória na maior parte dos países, a vacinação de crianças em idade escolar passou a ser compulsória em estados americanos, como a Califórnia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *